Ingredientes:
- 500g de mandioquinha
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
- 500g de polvilho doce
- 250g de polvilho azedo
- ⅓ de xícara de água
- Sal a gosto
- Salsinha a gosto.
Modo de Preparo:
Higienize a mandioquinha e descasque. Cozinhe em uma panela com água. Crave um garfo para verificar o ponto certo: ela deve estar molinha. Escorra a água e aguarde esfriar.
Leve à geladeira por 15 minutos. Após esse tempo, esmague a mandioquinha até formar um purê cremoso. Acrescente o vinagre e o azeite. Misture bem.
Junte os polvilhos doce e azedo ao purê. Mexa com as mãos até que formem a massa do pão de mandioquinha. Sove para a mistura ficar homogênea. Adicione o sal e a salsinha. Mexa mais um pouco.
Umedeça as mãos com azeite e faça pequenas bolinhas. Espalhe-as em uma forma untada e polvilhada. Leve para o forno preaquecido a 280 graus. Deixe assar por aproximadamente 30 minutos. Retire assim que os pães estiverem dourados. Aguarde esfriar e aproveite.
Benefícios da mandioquinha
Além do pão de mandioquinha, você pode preparar purês, sopas e cremes nutritivos para saciar a fome. Conhecido também como batata-baroa, aipim branco e cenoura-amarela, esse vegetal ainda é uma ótima opção para quem pratica atividades físicas. Fonte de carboidratos, garante aquela energia necessária para realizar os exercícios com todo o gás.
A seguir, confira outros cinco benefícios dessa raiz para o organismo.
1. Tem poucas calorias: são aproximadamente 75 a cada 100 gramas.
2. É fonte de fibras: ajuda a aliviar o intestino preso e a controlar os níveis de colesterol no sangue
3. Contém antioxidantes: protegem o corpo de cânceres e inflamações
4. É rica em vitaminas e minerais: vitaminas B, K e E, além de ferro, cálcio e cobre, são alguns dos nutrientes
5. Ajuda a controlar a pressão alta: o potássio colabora para manter os níveis de pressão regulados.
Que tal experimentar a receita? Depois nos conte como ficou! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no nosso site!