16

anos de
atendimento



Depressão na adolescência, O que é e quando suspeitar.

Publicado em 01/10/2015

Quase todas as pessoas, sejam jovens ou idosas, experimentam sentimentos temporários de tristeza em algum momento de suas vidas. Estes sentimentos fazem parte da vida e tendem a desaparecer sem tratamento. Isso não é Depressão isso é tristeza.

Depressão é uma doença com sintomas específicos, com duração e gravidade suficiente para comprometer seriamente a capacidade de uma pessoa levar uma vida normal, seja acadêmica, social ou profissional. O impacto desses sintomas é muito negativo em todos os aspectos da vida da pessoa acometida.

Durante muitos anos acreditou-se que os adolescentes, assim como as crianças, não eram afetadas pela Depressão, já que, supostamente, esse grupo etário não tinha problemas vivências e depressão era causada exclusivamente por desordem emocional.

Atualmente sabemos que os adolescentes são tão suscetíveis à Depressão quanto os adultos, mostrando assim que esse transtorno deve ser encarado seriamente em todas as faixas etárias. A Depressão pode interferir de maneira significativa na vida diária, nas relações sociais e no bem-estar geral do adolescente, podendo levar ao suicídio, até porque nota-se nessa faixa etária há um aumento significativo na impulsividade, que seria a não deliberação da vontade.
    
Muitas pessoas apresentam uma primeira crise de Depressão durante a adolescência, apesar de nem sempre essa crise ser reconhecida. Segundo os especialistas, a Depressão comumente aparece pela primeira vez em pessoas com idade entre 15 e 19 anos.
 
Há muitas tentativas de se definir adolescência, embora nem todas as sociedades possuam este conceito. No Brasil o Estatuto da Criança e do Adolescente define esta fase como característica dos 13 aos 18 anos de idade enquanto a Organização Mundial de Saúde considera até os 19 anos.
 
De fato, observou-se nas duas últimas décadas um aumento muito grande do número de casos de Depressão com início na adolescência e na infância. Algumas pesquisas também mostram que cerca de 20% dos estudantes do 2º grau sentem-se profundamente infelizes ou têm algum tipo de problema emocional. Talvez seja porque o mundo moderno esteja se tornando cada vez mais complexo, competitivo, exigente, e muitos adolescentes têm dificuldades para lidar com as necessidades de adaptação que se deparam diariamente.


Compartilhe:

 




Visitas: 2937


Autor:


Entre em contato

Site seguro

https://fernandamappa.com.br/ https://fernandamappa.com.br/

Localização