16

anos de
atendimento



TDAH com Transtorno Opositivo Desafiador

Publicado em 25/05/2016


Já publicamos neste site um texto sobre o TDAH, seus sintomas e da importância do trabalho de profissionais especializados em conjunto com a família e a escola. 
Falaremos também das doenças que acompanham as crianças com TDAH (comorbidades é o termo técnico que usamos na medicina) e muitas vezes complicam seu diagnóstico e atrapalham seu tratamento.
Infelizmente podemos afirmar que a comorbidade de mais de um transtorno acompanhando o TDAH é uma regra e não uma exceção. As pesquisas estimam que 70% das crianças com TDAH apresentam outra comorbidade e pelo menos 10% apresentam três ou mais. Trocando em miúdos podemos dizer que uma criança com TDAH, raramente terá somente TDAH, possivelmente terá um transtorno de ansiedade, um transtorno afetivo...
De certa forma, o diagnóstico do TDAH não é complexo, porém o grande problema está justamente em diagnosticar as comorbidades.

TDAH com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)

Padrão persistente de comportamento negativista, hostil, desafiador e desobediente observados na interação social da criança com adultos e figuras de autoridade de uma forma geral: pais, tios, avós e professores.
Os principais sintomas do TOD são: perda frequente da paciência, discussões com adultos, desafio e recusa a obedecer solicitações ou regras, perturbação e implicância com as pessoas, podendo responsabilizá-los por seus erros ou mau comportamento, se aborrece com facilidade comumente se apresenta enraivecido, irritado, ressentido, mostrando-se com raiva e sentimentos de vingança.
Quando não tratado, tende a evoluir para transtorno de conduta na adolescência, fator que ocorre em até 75% das crianças.
Lembre de ajudar alguém, compartilhando esta matéria e se precisar de ajuda, marque sua consulta.
Não deixe para resolver amanhã qualquer tipo de sofrimento!


Compartilhe:

 




Visitas: 2923

Entre em contato

Site seguro

https://fernandamappa.com.br/ https://fernandamappa.com.br/

Localização