16

anos de
atendimento



O Transtorno de Ansiedade de Separação

Publicado em 19/07/2016


Semana passada falamos sobre ansiedade e iremos continuar este assunto, mas hoje em especial quero abordar um dos tipos de ansiedade que é de bastante importância para nossas famílias: 

O Transtorno de Ansiedade de Separação: 

A característica essencial do Transtorno de Ansiedade de Separação é a ansiedade excessiva envolvendo o afastamento de casa ou de figuras de vinculação como pai e/ou mãe. Quando separados dessas figuras, precisam saber de seu paradeiro, ligando ou mandando mensagens para eles de forma exaustiva.
Acometem principalmente pré escolares sendo raro na adolescência.
As crianças podem vivenciar uma saudade tão extrema que chegam a sentir-se desconfortáveis, doentes fora de casa. Sua cabecinha fica o tempo todo pensando de forma obsessiva (pensamentos reentrantes, que invadem a cabeça da criança o tempo todo) se alguma coisa aconteceu aos seus pais, se sofreram algum acidente, se podem estar doentes...
Diante disso, pode haver relutância ou recusa a comparecer à escola, ou mesmo para dormir na casa de amiguinhos e familiares. Mesmo quem já dorme sozinho, pode ter dificuldades em permanecer em seu quarto e podem exibir um comportamento "adesivo" e andar "como uma sombra" atrás dos pais, por toda a casa. Também pode haver pesadelos cujo conteúdo expressa os temores do indivíduo (por ex., destruição da família por fogo, assassinato ou outra catástrofe). Queixas somáticas, tais como dor abdominal, dor de cabeça, náusea e vômitos são comuns, quando a separação ocorre ou é prevista.
Seu rendimento escolar pode cair, pois sua atenção está desviada para tantos outros pensamentos...
O tratamento vai requerer abordagem psicoterápica e em alguns casos, associação com abordagem medicamentosa.


Compartilhe:

 




Visitas: 2930

Entre em contato

Site seguro

https://fernandamappa.com.br/ https://fernandamappa.com.br/

Localização